quarta-feira, 9 de março de 2011

Faça a sua parte colocando o verde dentro de casa


Ilustrações: Donna Grethen

A falta que a natureza faz para quem mora nas grandes cidades pode ser vista na cara das pessoas. Quem passa muito tempo sem fugir das metrópoles acaba ficando como elas, cinza, sem graça e atordoado.
Além da falta de cor, a ausência de plantinhas ao nosso redor pode causar muitos outros problemas.

Simplicidade
Uma solução simples é plantar uma horta em casa. A herborista Sabrina Jeha explica que as plantas trazem bem-estar e equilíbrio para os ambientes, que ficam mais harmoniosos e bonitos, além de nos reconectar com a natureza, ajudando a entender seus ritmos e necessidades.
Além de ser simples e ocupar pouco espaço, plantar uma horta pode ser um hobby divertido.
As ervas frescas possuem texturas, aromas e cores, além de poderem adicionar ainda mais vitalidade aos pratos da casa. “São plantas vivas que vão direto para a comida ou para o chá”, justifica a herborista, que é proprietária de uma estufa de ervas orgânicas localizada em um dos centros industriais de São Paulo.

Farmácia em casa
A medicina ayurvédica considera as ervas acrescentadas na alimentação diária uma receita médica eficaz para curar muitos problemas. As ervas de sua horta podem ser escolhidas de acordo com sua constituição ou algum distúrbio que queira tratar.
Sabrina cita alguns exemplos de ervas que podem ajudar a melhorar seu dia-a-dia:
- Para uma casa em que os moradores andam muito nervosos e estressados, conseqüentemente com problemas de digestão, as ervas indicadas são as calmantes e digestivas como o capim-limão (Cymbopogom citratus), a melissa (Melissa officinalis), a camomila (Matricaria recutita) e a cidreira brasileira (Lipia Alba).
- Para casas em que falta ânimo, as ervas indicadas são o alecrim (Rosmarinus off), a hortelã (Mentha sp), que é um revitalizante e a segurelha (Satureja hortensis).
- Um bom começo para sua horta pode incluir algumas ervas básicas: manjericão (Ocimum basilicum), alecrim, hortelã, capim-limão, carqueja (Bacchris trimera) — que é uma erva amarga muito boa para restabelecer o bom funcionamento do organismo, trabalhando os sistemas digestivo e circulatório — e o orégano (Origanum vulgaris), uma erva antioxidante muito digestiva e saborosa.

O ideal é que todas essas ervas, assim como a terra e os fertilizantes utilizados no processo, sejam orgânicos. Caso não encontre, mudas das ervas citadas podem ser facilmente encontradas em feiras e mercados.
Além de uma fonte de cura e harmonização, essas pequenas plantinhas podem ser motivo de momentos meditativos.

Passo a passo
Faça sua horta seguindo o passo-a-passo da herborista Sabrina Jeha.
Material: pedra (brita, pedrisco ou argila expandida), areia ou manta de bidim e substrato pronto ou terra preparada: duas partes de terra de jardim, uma parte de adubo orgânico e uma parte de areia de construção. Misture tudo para formar a terra preparada.
Em um vaso ou jardineira com furos (para drenagem da água), coloque uma camada fina de pedra. Por cima das pedras, uma fina camada de areia, suficiente para cobrir as pedras ou manta de bidim. Por último coloque terra suficiente para que, quando colocar as mudas, estas fiquem dois dedos abaixo da borda do vaso.
Retire as mudas dos potes e coloque-as em cima da terra. Complete com o restante da terra para fixar bem o torrão. Procure não abalar os torrões de terra. Caso isso aconteça, a jardineira deve ficar uns dois dias em um local apenas com claridade. Caso contrário, deve ir direto para um local ensolarado.
A primeira rega deve ser abundante até a água drenar.


A falta que o verde faz
A bióloga e professora de Yoga Silvana Cutolo lista os malefícios que a substituição de árvores por cimento pode nos causar:
- aumento da poluição do ar e, conseqüentemente, agravo dos problemas de respiração nos grupos etários de risco, como crianças e idosos;
- aumento da poluição das águas dos mananciais pela falta da mata ciliar no entorno;
- aumento da temperatura do ar, baixa umidade relativa do ar e aumento dos períodos de estiagem;
- alguns cientistas relatam que há um aumento da violência no meio urbano devido à deterioração nos espaços e ao aumento da sujeira pelo acúmulo de resíduos;
- quanto maior a área com vegetação, melhor a qualidade do ar, o microclima e melhor qualidade de vida


fonte: http://yogajournal.terra.com.br/show_yoga.php?id=1149

Nenhum comentário:

Postar um comentário